
Manuela Caramujo preside à AFDP. É casada com João Batista e mãe de dois filhos. Acompanhou o marido em posto em Kinshasa, México, Buenos Aires, Bruxelas e atualmente em Hamburgo. Jornalista e gestora de eventos, é apaixonada pela promoção de Portugal e da cultura portuguesa. Desde 2009 – com uma interrupção entre 2011 e 2017 – que representa Portugal na EUFASA, coordenando o grupo de trabalho “Filhos”. Este é o seu terceiro mandato à frente da AFDP, que considera a sua segunda casa.

Catarina Nielsen Pinto é Vice-Presidente da Direcção. Ela é casada com Pedro Perestrelo Pinto e têm quatro filhos. Acompanhou o marido em posto em Bruxelas e São Francisco. Considera que a AFDP desempenha um papel fundamental na integração da família nas exigências da carreira diplomática e está entusiasmada por fazer parte da Direção, para contribuir ativamente para a promoção dos direitos e das condições das famílias diplomáticas portuguesas.

Elena Ravano é casada com Francisco Calheiros e, atualmente, encontram-se em Buenos Aires, mas dentro de poucos meses mudar-se-ão para Maputo com as suas três filhas.
Estudou Relações Internacionais e trabalhou na área humanitária em países como o Haiti e o Gana. Sempre teve um grande amor por Portugal e, durante uma das suas muitas viagens, conheceu o seu marido.
Atualmente, é presidente do COMITATO UFFI, que se dedica à investigação científica sobre a ictiose lamelar, uma condição genética rara que afeta as suas filhas gémeas.
Nos tempos livres, pinta e organiza eventos. Na AFDP, é responsável por fazer a ponte com os Foreign Born Spouses que fazem parte da associação.

Eliana Morais, arquiteta, mãe de 3 meninas e casada com Sérgio Morais. Esteve 5 anos a acompanhá-lo em posto em Bruxelas e está atualmente em Lisboa. Em 2015 publicou o romance “Todos nós fomos distante” junto a União dos Escritores Angolanos. Em 2021 participou na antologia “Todas as palavras que hão-de vir” publicada pelo Instituto Camões em comemoração ao Dia Mundial da Língua Portuguesa. Amante de artes, gastronomia, design, paisagismo e literatura. Ao longo dos anos tem vindo a desenvolver trabalhos tanto na sua área de formação como nas áreas de interesse. Atualmente na AFDP como adjunta da direção.

Lila Barreiros, casada com Luiz Barreiros, sem filhos, acompanhou o marido nos diversos postos, em Nova Iorque, Boston, Iraque, Croácia e Cuba, enquanto residentes e Montenegro e Haiti como não residentes. Anterioramente e durante vários anos, exerceu funçoes de secretária de Administração. Junta-se a direção da AFDP pela primeira vez, mas desde o regresso definitivo à S.E. que vem colaborando regularamente no Bazar Diplomático.

Alexandra Isabel de Castro Ferreira, nascida em Lisboa, licenciada em Direito pela Faculdade da Universidade de Lisboa.
Casada com Rogério Lopes, mãe de três filhos, trabalhou como advogada no sector corporativo.
Acompanhou o marido em postos na Sérvia, Alemanha, Brasil, Tunísia e Irlanda. Trabalhou em diversas áreas como tradutora, professora de português, consultora e gestora de eventos.
A oportunidade de viver em diferentes países permitiu-lhe um desenvolvimento de competências e crescimento pessoal e uma responsabilidade na divulgação da cultura, em todos os seus aspetos e dos valores de Portugal..


Deverá estar ligado para publicar um comentário.