Visitas & eventos culturais

A AFDP organiza regularmente eventos culturais e visitas a museus, casas, instituições ou outros locais de interesse tanto na capital como noutros pontos do país para os seus associados e para os cônjuges estrangeiros em posto em Lisboa.

Atelier de olaria tradicional de Cabo Verde – 22 de outubro de 2022

A convite da Embaixatriz de Cabo Verde, Manuela Brito, e aproveitando a passagem por Lisboa, em residência artística, da oleira Analina, realizámos um atelier de olaria tradicional daquele país. O atelier foi bastante participado e decorreu nas instalações do Centro Cultural de Cabo Verde e terminou com um almoço convívio.  As nossas “obras de arte” foram vendidas no Bazar Diplomático.

Para saber mais sobre olaria tradicional de Cabo Verde, clique aqui

A Artista:

Ana Lina Semedo da Lomba Monteiro, nasceu na localidade de Fonte Lima, Concelho de Santa Catarina, Ilha de Santiago, Cabo Verde. Nasceu e cresceu no meio do barro, que lhe moldou a personalidade e o caminho na vida. As suas mãos cresceram no barro e o seu imaginário deu vida e forma a pratos, potes, canecas, bindes e outros objetos como pequenos animais e outros utilitários. Atualmente vive em Portugal, onde se encontra a acompanhar a filha mais nova que veio fazer tratamentos médicos. Tem sido uma caminhada difícil, mas pequenas portas vão se abrindo para lhe criar oportunidades de continuar a fazer o que mais gosta que é ter as mãos no barro. O seu amor pelo barro trouxe-a ao CCCV e abriu-lhe a porta para mostrar o seu talento natural através da execução de um serviço de mesa a pedido da Embaixada de Cabo Verde, entidade que gere o Centro Cultural de Cabo Verde em Portugal. Este desafio, no qual tem trabalhado diariamente à frente de todos os que visitam o Centro, tem-lhe dado alento e reforçado a sua fé em dias melhores, porque, como ela própria diz, quando mexe no barro “tudo passa, tudo fica mais leve e até se esquece de comer”, tal o envolvimento emocional que tem com a terra molhada transformada em barro.

Visita e atelier de azulejaria na fábrica Manuel Marques Antunes, Lda – 6 de dezembro

A fábrica de azulejos Manuel Marques Antunes, em Alcabideche, é, há já muitos anos, patrocinador do Stand de Portugal, no Bazar Diplomático. Pareceu-nos, por isso, justo que para divulgar uma arte tão secular e tão portuguesa começássemos por esta fábrica onde a generosidade e simpatia dos donos se manifesta desde a entrada do portão.  

Ainda que o tempo não estivesse muito convidativo, a visita começa no jardim. Onde se amontoam estátuas e caixas de azulejos de diversos tamanhos e feitios. O nosso guia, Tiago Antunes, neto do fundador, conduz-nos à “sala dos azulejos antigos”, onde admirámos os belos exemplares dos séculos XVII e XVIII e fomos instruídos na arte de diferenciar os painéis, pelas cores, motivos, técnicas e espessuras. Adquiridos em leilões ou comprados diretamente aos proprietários, estes azulejos são aqui restaurados e vendidos para o mundo inteiro. Na sala dos “azulejos novos”, admiramos belíssimos painéis, muitos com desenhos iguais aos da sala anterior. Percebemos então serem reproduções de azulejos antigos – daí o preço ser bastante mais reduzido – mas que são feitos à mão, um por um. A sala de produção parece parada no tempo. Tudo se faz como antigamente. Tiago explica-nos como, deslumbra-nos com a palete de cores e faz-nos descobrir os fornos, onde um azulejo leva quase 24 horas a ficar pronto. A seguir, os que se atreveram, puseram mãos à obra, e com a ajuda da pintora Sónia, pintámos flores, borboletas e, as mais confiantes, caravelas! O resultado foi-nos entregue 3 dias depois. Ficámos todas muito orgulhosas!

Saber mais sobre Manuel Marques Antunes

No período 2015/19  a AFDP organizou visitas e passeios a

  • Fábrica de porcelana Vista Alegre
  • Fábrica de azeites Sovena e quinta de S. Vicente em Ferreira do Alentejo,
  • MUDE- Museu do Design e da Moda
  • Palácio da Cidadela;
  • Fundação Ricardo Espírito Santo Silva,
  • Tomar
  • Fábrica Atlantis
  • Mosteiro de Alcobaça,
  • Portucel,
  • Quinta do Casal Branco em Almeirim
  • Casa dos Patudos em Alpiarça,
  • Farol da Guia e Casa de Santa Maria em Cascais
  • Oficina de joalharia Leitão & Irmão,
  • Palácio do Grilo,
  • Villa Roma,
  • Casa Ermelinda de Freitas
  • Quinta da Francelha