Depois de muitos dias de trabalho e muito cansaço acumulado, conseguimos! Realizou-se, nos dias 11 e 12 de novembro, a 37ª edição do nosso Bazar Diplomático! Como habitualmente contámos com o Senhor Presidente da República na abertura oficial e desta vez acompanhado pelo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Engº Carlos Moedas. O Senhor Secretário-geral, Embaixador Álvaro Mendonça e Moura, e a Secretária-geral adjunta, Dra Fernanda Coelho, brindaram-nos também com a sua presença na inauguração.
Podem ver a fotogaleria no site da Presidência da República, clicando no link:
As antigas primeiras damas e patronas do Bazar, Manuela Eanes e Maria Cavaco Silva, visitaram o Bazar e fizeram as suas compras de Natal, mantendo vivo o laço que há muito criaram com este certame.
Tivemos quase 50 stands, entre embaixadas, regiões autónomas dos Açores e da Madeira, organismos internacionais, Stand Portugal, Gourmet Internacional e Tômbola, numa mostra de culturas, onde reinou a confraternização entre as nações presentes. De salientar que, ainda que não tendo stand, muitos países escolheram participar através de donativos para o Gourmet Internacional e para a Tômbola. O nosso muito obrigada a todos!
O nosso Bazar é um evento que se destina a angariar fundos para distribuir por causas de solidariedade. Não sendo este o objetivo principal da nossa AFDP, este evento é aquele que lhe dá maior visibilidade. Este ano apoiamos instituições que se ocupem de “jovens em risco”. É muito salutar ver como as embaixadas e organismos internacionais abraçam, todos os anos, as nossas causas com alegria, nesta grande partilha de cultura que se vive nos dois dias que dura o Bazar e que, na realidade, só termina no dia da atribuição dos donativos no Palácio de Belém. Ao percorrer os diversos stands podemos ser testemunhas disso. O Bazar faz parte do calendário diplomático. As representações presentes esperam por este evento o ano inteiro. É o convívio com outros colegas, alguns com quem tradicionalmente até nem se cruzariam por razões político-diplomáticas. É o divulgar a sua cultura, tradições e gastronomia. É a possibilidade de dar uma palavrinha, ainda que apressada, ao nosso Presidente que sabem passará por todos os stands e se dará o tempo de ser fotografado para que a foto chegue aos países de origem. É uma volta ao mundo que tornamos possível e que, no final, contribui para fazer mais felizes muitas pessoas. Refiro-me tanto a quem participa como a quem vai receber os donativos.
Uma palavra de apreço e agradecimento para com as colegas que há já muitos anos organizam o Bazar e mantém vivo este espírito. À Conceição Côrte-Real, à Margarida Portugal e à Ana Rocha Páris por serem a “bússula” que guia este nosso barco chamado Bazar Diplomático. À Maria do Castelo de Barros que com tanta energia e dedicação se ocupa todos os anos do stand Gourmet Internacional que faz as delícias dos nossos visitantes. À Maria Amália Rosa Lã, à Marta Knopfli e à Ângela Lemos Godinho por sempre se ocuparem de conseguir excelentes prémios para a tômbola. À Ângela Vassalo e à Ana Duarte pela sua impecável organização dos transportes. Um enorme obrigada à Ana Margarida Senhorinho que teve a coragem de se lançar e assegurou o Stand de Portugal com muito profissionalismo e sempre de sorriso no rosto. Um muito obrigada a todas e todos os associados que voluntariamente se juntam nestes dias para ajudar nos diversos stands afetos à AFDP, inclusivamente as vindas do estrangeiro, e cujos nomes me perdoarão que não nomeie, pois são muitos e temo esquecer algum. E finalmente um agradecimento carinhoso aos nossos filhos e netos que ajudaram nas montagens/desmontagens e nas vendas, sempre infatigáveis e bem-dispostos, ainda que com managers e clientes, por vezes, difíceis.
E claro, um muito obrigada à Leonor Pereira Coutinho por estar sempre disponível para resolver os problemas que vão surgindo, aguentando os nossos volumes, por vezes demasiado elevados, no meio de todo o cansaço.
At last, but not the least, um agradecimento especial a todos os associados que estando fora não deixaram de contribuir comprando rifas da tômbola. Fiquei particularmente feliz ao ver que alguns receberam vários prémios!
Para o ano haverá mais Bazar! Com estes rostos e outros que entretanto se juntarão, pois o Bazar é como a nossa vida diplomática, rotativa, complicada, mas também com um certo encanto resultante da presença de cada um de nós.
Bem hajam!
Manuela Caramujo