Quais os impactos para os filhos quando mudam de país para seguir os pais nas suas colocações no estrangeiro? Como melhor preparar e viver essas mudanças que geram os “Third Culture Kids” do mundo globalizado?
“Nómadas Globais” ou “Crianças Globalmente Móveis” são outras das apelações desse mesmo fenómeno: crianças que crescem sob a influência de várias culturas, devido às carreiras profissionais dos seus pais. A adaptação enriquece mas pode também ter consequências como o desenraízamento e dúvidas sobre a identidade.
A EUFASA efectuou um estudo sobre esses impactos, baseado em inquéritos junto de famílias dos 17 países representados na associação. No grupo de trabalho “Third Cultural Kids” que produziu o relatório que aqui apresentamos, Portugal esteve representado por Manuela Caramujo.
Este “Manual de mudanças com os filhos” apresenta ainda os diferentes sistemas de ensino a nível internacional, para permitir uma escolha informada. E esboça uma “checklist” para “famílias nómadas” dividida cronologicamente em: recomendações gerais, antes de sair do país-natal, entre países (between houses) e a chegada ao novo posto. Nesta última etapa, distinguem-se as fases de “casa temporária” e de instalação na nova casa.
Mas o trabalho não se esgota aqui. Para 2021, a EUFASA, sob presidência portuguesa, entre outros assuntos, continuará a trabalhar as questões dos filhos dos diplomatas. Desta vez será criado um sub-grupo para “Crianças com necessidades especiais de educação”. Qualquer sugestão para outro tema relacionado com os filhos será bem-vinda.